sexta-feira, 1 de março de 2013

Poluição Luminosa e a Astronomia

em sexta-feira, 1 de março de 2013

Comente aqui
Tóquio sem Poluição Luminosa.

Muitos de nós vivemos em aglomerados chamados de "cidade", o que por um lado é bom por vivemos em grupo (apesar de tão individuais), por outro é muito prejudicial, principalmente para os amantes da astronomia. Estamos falando sobre a poluição luminosa que impede a visualização de muitos objetos do céu noturno em regiões metropolitanas. Continua...

Como seria se não houvesse luzes nas cidades para atrapalhar a nossa visão das estrelas e planetas? Uma série de imagens chamada Darkened Cities, de Thierru Cohen mostra como seria se pudéssemos desligar todas as luzes só para curtir o espetáculo que o céu noturno nos proporciona.

Como foi Feito

O Sr. Cohen foi a lugares onde não há poluição luminosa, como na Floresta Amazônica, o deserto de Mojave, Joshua Tree National Park para fotografar o horizonte com a mesma latitude de cidades como Los Angeles, Rio de Janeiro, apenas separados por algumas horas. A montagem no Photoshop fundiu as duas imagens e deu a impressão de estarmos visualizando o horizonte noturno, exatamente como seria se não houvesse poluição luminosa.

Confira a Série de Imagens




Como Evitar a Poluição Luminosa

Seria muito interessante se pudéssemos dimensionar a iluminação das cidades, evitando o desperdício de energia e a reflexão dessa luz para o espaço. Em imagens de satélite, podemos ver cidades como Las Vegas como um enorme ponto de luz no estado de Nevada. Essa luz se espalha pela atmosfera, fazendo com que não seja possível observar a maioria das estrelas menos brilhantes. Além da poluição luminosa, também temos a poluição atmosférica por gás carbônico, que também bloqueia as frequências de luz mais sutis. Mesmo com um telescópio, esse tipo de interferência, prejudica a visualização.

Para evitar a poluição luminosa, a melhor forma é dirigir até um local a pelo menos 100 Km de distância de qualquer fonte luminosa. É possível visualizar grandes halos de luz no horizonte, partindo de cidades próximas.

Enquanto não tivermos políticos conscientes, a poluição luminosa será uma pedra no caminho de quem deseja observar o céu com mais detalhes.


0 comentários :

TOPO