quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Telescópios da Nasa Observam Padrões Climáticos em anã marrom

em quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Comente aqui

Em Pasadena, na Califórnia, astrônomos usando Spitzer da NASA e telescópios espaciais Hubble sondaram o ambiente tempestuoso de uma anã marrom, criando o "mapa do tempo" mais detalhado para esta classe de estrela fria. A previsão mostra nuvens do tamanho de planetas circundando esses mundos estranhos.


Esta concepção artística ilustra a anã marrom chamado 2MASSJ22282889-431026. Crédito da imagem: NASA / JPL-Caltech
Anãs marrons se formam a partir da condensação de gás, como fazem as estrelas, mas não têm a massa para fundir átomos de hidrogênio e produzir energia. Em vez disso, esses objetos, o que alguns chamam de estrelas fracassadas, são mais semelhantes a planetas gigantes gasosos complexos com ambientes variados. A nova pesquisa é um trampolim para uma melhor compreensão não só de anãs marrons, mas também das atmosferas de planetas fora do nosso sistema solar.



Ilustração artística mostra a atmosfera de uma anã marrom chamado 2MASSJ22282889-431026, que foi observado simultaneamente por Spitzer da NASA e telescópios espaciais Hubble. Crédito da imagem: NASA / JPL-Caltech

"Com o Hubble e Spitzer, fomos capazes de olhar para diferentes camadas atmosféricas de uma anã marrom, semelhante à maneira como os médicos utilizam técnicas de imagem médica para estudar os diferentes tecidos em seu corpo", disse Daniel Apai, o investigador principal da pesquisa na Universidade do Arizona em Tucson, que apresentou os resultados na reunião da Sociedade Astronômica Americana, terça-feira em Long Beach, na Califórnia

Um estudo descrevendo os resultados, liderada por Esther Buenzli, também da Universidade do Arizona, é publicado no Astrophysical Journal Letters.

Os pesquisadores apontaram o Hubble e o Spitzer, simultaneamente, na direção de uma anã marrom com o nome longo de 2MASSJ22282889-431026. Eles descobriram que a sua luz varia no tempo, iluminando e escurecendo a cada 90 minutos, como a rotação do corpo. Mas o mais surpreendente, a equipe também encontrou o timing desta mudança no brilho dependia se olharam com diferentes comprimentos de onda da luz infravermelha.

Este gráfico mostra as variações de brilho da estrela anã marrom chamado 2MASSJ22282889-431026 medidos simultaneamente por ambos NASA telescópios espaciais Hubble e Spitzer. Crédito da imagem: NASA / JPL-Caltech / Universidade do Arizona
Estas variações são o resultado de diferentes camadas de material girando em torno da estrela anã marrom em tempestades de vento tão grande quanto a própria Terra. Spitzer e Hubble veem diferentes camadas atmosféricas, porque certos comprimentos de onda infravermelhos são bloqueados por vapores de água e até de metano de alta altitude, enquanto outros comprimentos de onda infravermelhos emergem de camadas muito mais profundas.

"Ao contrário das nuvens de água da Terra ou as nuvens de amônia de Júpiter, nuvens em anãs marrons são compostas de grãos quentes de areia, gotas líquidas de ferro, e outros compostos exóticos", disse Mark Marley, cientista pesquisador do Ames Research Center da NASA. "Portanto, esta grande perturbação atmosférica encontrada por Spitzer e Hubble dá um novo significado ao conceito de clima extremo."

Buenzli diz que esta é a primeira vez que os pesquisadores podem investigar variabilidade em diversas altitudes diferentes ao mesmo tempo na atmosfera de uma anã marrom. "Embora as anãs marrons são legais em relação a outras estrelas, eles são realmente quente para os padrões terrestres. Este objeto particular é de cerca de 600 a 700 graus Celsius," disse Buenzli.


Os pesquisadores pretendem analisar as atmosferas de dezenas de outras anãs marrons usando Spitzer e Hubble.

"A partir de estudos como este, vamos aprender muito sobre esta importante classe de objetos, cuja massa se situa entre a estrelas e planetas do tamanho de Júpiter", disse Glenn Wahlgren, Spitzer cientista do programa na sede da NASA em Washington. "Esta técnica vai ter uso extensivo quando formos capazes de identificar exoplanetas individuais na imagem."




fonte: NAShttp://www.nasa.gov/mission_pages/spitzer/news/spitzer20130108.htmlA

0 comentários :

TOPO