segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Meteoros no fim de semana passado

em segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Comente aqui
A chuva de meteoros Perseidas atingiu sua plenitude no final de semana passado. O seu máximo ocorreu por volta das 3h, na madrugada de sábado (11) para domingo (12), quando uma taxa de um ou dois meteoros por minuto é esperada. O problema é que a Lua atrapalhou um pouco. Estamos na fase minguante e apenas os meteoros mais brilhantes puderam ser vistos.

Mas como acontece uma chuva de meteoros?

Sempre que um cometa trilha sua órbita no Sistema Solar, ele deixa um rastro de destroços, pequenos pedaços de rocha e gelo. Esse rastro não é exatamente uma linha, nem um caminho estreito. Pelo contrário, os destroços vão se espalhando, ainda mantêm o traçado da órbita, mas lembram muito mais uma nuvem de detritos.

Todas as vezes que a Terra cruza esse rastro de destroços, aumenta o número de meteoros que entram na nossa atmosfera. Em um lugar escuro, é possível observar um ou outro meteoro riscando o céu – as populares estrelas cadentes. Porém, quando a Terra atinge esse rastro, é possível notar muito mais meteoros cruzando os céus.

No fim de semana passado, a Terra cruzou a órbita do cometa Swift-Tuttle, e com isso “varreu” seus pedaços. Olhando para o céu, os meteoros surgiram de uma região específica, chamada de radiante, neste caso na constelação de Perseu. Daí o nome de Perseida.


A constelação de Perseu está muito ao norte, portanto quanto mais para o norte você estivesse, melhor seria para observar. A Terra começou a adentrar a nuvem de destroços já na sexta-feira (10) e foi possível notar um aumento no número de meteoros cruzando o céu. O máximo foi esperado para a madrugada de domingo (12), mas ainda na noite de segunda (13) será possível observar a chuva.

E como observar os Perseidas? Antes de tudo, procure um local escuro e olhe para o norte – você pode se guiar pela Lua. O norte estará à esquerda e abaixo, quanto mais tarde melhor. Para compor o cenário, lá pelas 3 da manhã, Júpiter estará abaixo e à direita da Lua.

Veja um vídeo da chuva de meteoros visto no País de Gales e algumas fotos desse espetáculo natural pelo mundo:

Meteoro passa sobre pedras naturais na vila de Kuklici, na Macedônia (Foto: Ognen Teofilovski/Reuters)

Imagem feita após longa exposição mostra 'chuva de meteoros' atrás de árvore (Foto: Amir Cohen/Reuters)



Curiosos passaram a noite de domingo em parque de Israel para ver espetáculo (Foto: Amir Cohen/Reuters)

Meteoros também cruzaram o céu dos EUA no parque Forte Churchill, em Nevada (Foto: Kevin Clifford/AP)

Chuva de meteoros foi vista em reserva no sul da Espanha nesta madrugada (Foto: Jon Nazca/Reuters)

Meteoros Perseidas também apareceram no leste europeu, ao sul de Sarajevo (Foto: Dado Ruvic/Reuters)





0 comentários :

TOPO