quarta-feira, 29 de junho de 2011

II Anarco encontro do céu a Terra.

em quarta-feira, 29 de junho de 2011

1 comentário
Monitores da Casa da Ciência de Campo Grande

Na sexta-feira passada (24/06) fomos até Piraputanga -MS para o nosso segundo encontro com os monitores e integrantes do projeto Anarco Pedagógicos Atemporais, foi o II Anarco Espacial "Mais Profunda do Céu á Terra".

Fomos até a chamada Furna dos Baianos, onde existem famílias remanescentes de escravos baianos que se alojaram na região por volta dos anos 40.

O objetivo foi claro: conciliar a Astronomia com a educação social ambiental consciente, e novamente vimos que, com a oportunidade de refletir sobre o cosmo, através de observações, acabamos refletindo também na vulnerabilidade de nossa espécie e da vida como a conhecemos.

Os sítios Arqueológicos daquela região sobreviveram milhares de anos, um tempo distante, mas, se olharmos para o céu, é um tempo desprezível. Saber dar o devido valor aos nossos ancestrais e ao nosso céu, o qual deve ter sido muito idolatrado por nossos ancestrais, é saber valorizar nosso passado e nosso futuro.

A observação ocorreu noite adentro. Vibramos quando a nossa anfitriã de 80 anos observou os anéis de Saturno pela primeira vez, e outro fato marcante, foi quando uma moça com cegueira noturna também teve essa oportunidade de visualizar Saturno pelo telescópio. São esses e outros motivos que fazem nossa viagem valer a pena.

Algo espetacular aconteceu na madrugada, um bólido ( meteoro que explode na atmosfera terrestre) surgiu no sudoeste, e com seu intenso brilho pode ser observado até de dentro das barracas.
Observamos um bólido parecido com este.
Na manhã de sábado fomos até a trilha interpretativa do Córrego das Antas, onde tivemos grandiosas aulas ao ar livre, interpretando o que a mata tinha a nos dizer. Vimos uma região onde a selva estava se reabilitando e se reerguendo e também uma mossoroca, onde dificilmente a selva se reerguerá sozinha.

Por fim, visitamos um Sítio Arqueológico, onde estudos dizem que sua existência é de cerca de 3 mil anos. Uma enorme galeria, no alto da cerra, cercada por petrogrifos, pilões e alguns artefatos. Tudo foi utilizado e pintado por um povo semi-nômade, que caçavam e coletavam por aquelas áreas, e, talvez, faziam até rituais para os astros. O Projeto Anarco pedagógicos Atemporais, junto com a população local, luta incasavelmente para que este Sitio Arqueológico seja preservado e devidamente tombado.

O projeto anarco ressaltou que desenvolve esse projeto (com alunos de rede pública) sem nem uma ajuda financeira.

Esse encontro foi excelente e com certeza virão outras oportunidades de nos reencontrarmos com o céu e a terra.








quarta-feira, 22 de junho de 2011

Observação em Aquidauana - MS.

em quarta-feira, 22 de junho de 2011

Comente aqui


Amanhã, 23 de Junho, realizaremos uma observação em Aquidauana - MS.

Estaremos novamente em Aquidauana para mais uma observação, segundo o Anarco monitor Luiz, será em um local ainda mais espetacular do que o primeiro, estaremos na chamada FURNA DOS BAIANOS.

A paisagem de Aquidauana é fantástica e estaremos no pé da serra de Maracaju, uma região rica em sítios arqueológicos patrimoniais, sem falar do céu, com a pouca poluição lumiosa ao redor do local onde estaremos, se transforma em mais um patrimônio da humanidade e inspira a todos nós.

Essa obervação promete ser a mais espetacular já feita pelos monitores do Clube de Astronomia Carl Sagan e, com certeza, também será para os integrantes do projeto Anarco Pedagógico Atemporais. A educação ambiental com responsabilidade social é uma das atuações dos Anarcos, sendo assim, pela manhã, conheceremos a trilha interpretativa do sítio arqueológico Córrego das Antas, que será um momento inesquecível

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Observação do Eclipse Lunar 15/06/2011

em sexta-feira, 17 de junho de 2011

Comente aqui
Ola, pessoal!  É com muito prazer que exibimos as notícias de nossa observação do eclipse Lunar que ocorreu ontem, 15/06.
O eclipse e a interação da galera foram gravados e transmitidos ao vivo pelo serviço do Twitter, a Twitcam do Clube de Astronomia CarlSagan.

Também Participaram com a gente o recém montado clube de Astronomia Polares, do colégio E. E. Profª Hilda de Souza Ferreira.

Segue os Links das matérias.

Campo Grande News:
Matéria de: Ana Paula Carvalho e Paula Maciulevicius

Correio do estado:
Matérias de: Laís Camargo

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Observação do Eclipse Lunar 15/06/2011

em quarta-feira, 15 de junho de 2011

Comente aqui
Hoje 15/06/2011, teremos um eclipse lunar total. O primeiro eclipse lunar deste ano, o próximo eclipse total Lunar ocorrerá somente em 2014
O clube Carl Sagan programou uma noite de observação pública do eclipse, na frente da Unidade 5 (Departamento de Física e Matemática) inicio ás 17 horas.
O eclipse lunar acontece quando a Lua mergulha na região do cone de sombra da terra, região oposta ao Sol.

Na ordem cronológica, a Lua atravessará o cone de sombra pelos pontos (P1, U1, U2, U3, U4 e P4)
Em Campo Grande a Lua nascerá por volta dás 17h 30min, já no ponto U3 (final de sua passagem pela Umbra). Logo em Campo Grande e em quase todo hemisfério Sul, o astro já irá nascer eclipsado.
Pontos
Horário Universal
Horário de Campo Grande (-4)
P1
17h24min33s       
13h24min33s
U1
18h22min55s
14h22min55s
U2
19h22min29s
15h22min29s
U3
21h02min41s
17h02min41s
U4
22h02min14s
18h02min14s

                               

Vejá, na parte mais clara da figura a baixo onde será possível ver a totalidade do eclipse Lunar.
Mas nós do Clube de Astronomia Carl Sagan somos sempre otimistas e iremos observar o eclipse com chances de ver uma parte da bela coloração avermelhada entre (17 – 18)h.

Esperamos a presença de todos.
Saiba mais de eclipses aqui.

Matérias relacionadas.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Clube de Astronomia Carl Sagan em parceria com o projeto Anarco Pedagógico Atemporais em Aquidauana

em quarta-feira, 1 de junho de 2011

Comente aqui
Vista da Cerra de Maracaju na UEMS - Aquidauana
Na última sexta-feira (27 de maio de 2011), o Clube de Astronomia Carl Sagan esteve em Aquidauana (MS), no campus da UEMS, como convidado do projeto Anarco Pedagógico Atemporais para a realização de algumas atividades.

Realizamos 4 palestras, uma oficina e uma observação noturna de um céu limpo (com poucas luzes urbanas ao redor do local em que nos encontrávamos). Tudo isso proporcionava um raro espetáculo visual e muitos participantes acamparam na UEMS. Assim, a expedição cósmica continuou animada noite adentro.

O evento teve a participação dos alunos do Colégio Estadual Geraldo Garcia, dos monitores do projeto Anarco, da população local, de cinco monitores do clube de Astronomia Carl Sagan  e de dois professores do Departamento de Física da UFMS.















Notamos a presença de um público variado que interagiu e participou das gincanas. Os participantes que respondessem corretamente as perguntas astronômicas levavam para casa um livro de Astronomia como brinde. Na oficina realizada, pintamos o Mapa Celeste de Inverno e todos os participantes puderam deixar sua marquinha, pintando uma estrela na parede.

 


 

















Na manhã de sábado, fizemos uma trilha interpretativa em expedição aos sítios arqueológicos CERA I na Serra de Maracaju. Durante a expedição, fomos Guiados por dois Anarco monitores que explicaram a evolução desse enorme ecosistema com paisagens deslumbrantes e inesquecíveis. 



















Inicia-se, assim, uma grande parceria entre o Ca. Carl Sagan e o projeto Anarco Pedagógico Atemporais, com o propósito em comum de divulgar e socializar a ciência e o seu caráter multidisciplinar, através do que a natureza nos proporciona, seja no céu, repleto de astros, ou na terra, com as maravilhosas montanhas.

Essa parceria promete se repetir e, com isso, melhorar cada vez mais, proporcionando não só conhecimento para o público, mas também muita emoção!


TOPO