domingo, 3 de abril de 2011

Primeiro informe de 2011

em domingo, 3 de abril de 2011

Comente aqui
Estamos de volta, agora com o blog em novo design* e muitas novidades.

Começando pela novíssima sala da Casa da Ciência localizada no correr central da UFMS ao lado do DCE, é nesta sala aonde o Clube irá se encontrar semanalmente para a exibição de filmes e documentários.  Teremainda a realização de palestras, workshop, oficinas e muito mais.

Programação do Clube para este primeiro semestre de 2011.

Toda segunda-feira as 15h teremos um encontro do clube nesta mesma sala.

Iremos intercalar entre filmes, documentários, palestras, oficinas  etc.  Os integrantes serão informados antecipadamente por e-mail e a programação será divulgada aqui no blog, twitter e facebook.
Um breve histórico do que já aconteceu este semestre.

Já no primeiro encontro fomos agraciados pela presença do prof. Suintila com o seu foguete a combustível liquido  que possui um belíssimo sistema de paraquedas cronometrado, o foguete  também foi dotado de um sistema de segurança que permite a sua ignição a distancia  com contagem regressiva além de um sistema para abortar o lançamento se necessário.

Não se confunda com os termos técnicos. O combustível é apenas ar comprimido e água e o foguete é feito de garrafa Pet.
O prof. Suintila lembrou que aprendeu a montagem do foguete no X EREA, e de lá para cá, fez algumas melhorias no sistema, usando, então, o foguete como incentivador da ciência nas suas aulas de Física.
O próprio professor afirma que todo material necessário está na internet, e inclusive a OBA faz competições de foguetes balísticos e tem o projeto inicial do foguete Pet de excelente qualidade.


E por fim, houve o lançamento do foguete. O sistema de paraquedas não funcionou corretamente, o que o Suintila atribui à popular “Lei de Murphy”, uma boa colocação, já que o paraquedas não se ejetou de sua cápsula que se encontrava devidamente aberta.


Veja o lançamento,clicando aqui

Isso não tirou o brilho do foguete nem de sua engenhosidade, e já estamos aguardando  novos lançamentos.

No segundo encontro assistimos ao primeiro episódio da serie O Universo, chamado  O Segredo do Sol.

Contamos com vocês nos próximos encontros.

* O novo design do blog foi generosidade do Marco Antonio. Ficou bacana!

0 comentários :

TOPO