sábado, 7 de março de 2009

[NOTÍCIA DA SEMANA 2] Cometa Lulin ainda visivel em Março

em sábado, 7 de março de 2009

Comente aqui

Durante o mês de março o Cometa C/2007 N3 Lulin continuará visível ao anoitecer. O cometa já alcançou seu brilho máximo em fevereiro quando atingiu a 5ª magnitude. Cerca de 15 observadores enviaram 127 registros para a Secção de Cometas/REA.

Na noite do dia 5 de março o cometa passa próximo ao aglomerado estelar M44 (Aglomerado da Colméia, na constelação de Câncer). Em 10 de março o cometa ingressa na constelação de Gêmeos, permanecendo nesta constelação até o fim do período de visibilidade. Até dia 14 de março o brilho da Lua interferirá na observação, pois é necessário céu escuro para observar astros nebulosos tais como os cometas.

Na carta celeste disponível no site da Sky Maps as posições do cometa estão marcadas entre os dias 1° e 15 de março. Para obter a carta celeste de março/2009 em português: clique no link http://www.skymaps.com/downloads.html e procure no centro da página o título "Southern Hemisphere Edition" onde estão os mapas em português brasileiro.

Embora seja um cometa relativamente brilhante do ponto de vista astronômico recomenda-se o uso de binóculos apropriados e principalmente a observação em locais longe de poluição luminosa. As associações que organizarão atividades de observação pública poderão incluir o Cometa Lulin no programa de observação.

Uma outra forma de participar da campanha de observação é registrar o brilho do cometa, bastando o participante ter conhecimentos básicos sobre estimativas de cometas. Para saber como fazer isso e obter demais informações sobre o Cometa Lulin recomenda-se visitar o site http://www.rea-brasil.org/cometas/07n3.htm

www.astronomia2009.org.br

0 comentários :

TOPO